Powered By Blogger

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Dúvida: Quando deverei usar o TI ou TE?


O USO do TI e do TE


1. Deus te abençoe ou Deus ti abençoe?
2. John te ligou ou John ti ligou?

Em primeiro lugar, deve-se estar atento, pois quando se usa te ou ti, está usando o pronome tu e não você:
Correto será, portanto:
 1. Deus te abençoe muito. (v. abençoar - (no sentido divindade - transitivo direto)
 2. John ligou para (a) ti? (v. ligar (telefonar) transitivo indireto)

TE – com referência à 2ª pessoa singular (pronome pessoal- tu), ligado diretamente aos verbos.
TI– com referência à 2ª pessoa singular (pronome pessoal- tu ),
sempre junto de preposição (a / para).
Usa-se o 'te' como um argumento de um verbo, ou seja, como complemento de verbo que não necessita de preposição: 
 “Passei o dia inteiro procurando-te."

Usa-se o 'ti' quando o argumento de um verbo, ou seja, o complemento de verbo necessita de preposição (a / para): 
 “A minha devoção e o meu amor são exclusivos a ti".

Outros exemplos:
1. - Te
Amo-te e te quero muito, muito mesmo.
Dei-te o meu coração.
2. - Ti
Ele ficou entre ti e mim.
Vivo sem ti, mas para ti.
Esperei por ti.
Fiquei atrás de ti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar... este blog é nosso. Participe!