Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Mentes renovadas

O pensamento se modifica na adolescência, se expande rumo à maturação. Curioso em relação ao mundo, o jovem se deixa seduzir por desafios intelectuais. Em geral, sente-se atraído por tudo aquilo que envolve deduções lógicas, que põe a funcionar a mente, o raciocínio abstrato ou científico - janelas ou portais imaginários que o lancem em outras realidades, virtuais ou reais, que o tornem conquistador de novos espaços, protagonista do conhecimento.
[...]
Não por acaso a internet se transformou no principal meio de expressão e sociabilidade juvenil. Os diários, tão caros aos adolescentes, foram em certa medida transpostos para os blogs, os jogos tornaram-se virtuais, reeditando epopeias míticas em enquadres cinematográficos, o mundo real vem ganhando nova dimensão no ciberespaço e uma nova forma de escrita se consolida na mensagens do computador ou dos celulares.
[...]
A realidade se modifica pela ação dos jovens, desde sempre renovadores da cultura. Eles dinamizam a língua com suas gírias; revolucionam a música com seus ritmos e sons; dão novo sopro aos mercados culturais, como o de literatura juvenil. É essa capacidade de reinvenção criativa e de efervescência mental, bem como as particularidades e dificuldades inerentes ao amadurecimento cognitivo que estão em destaque neste material que iremos partilhar por bons momentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar... este blog é nosso. Participe!