Powered By Blogger

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Poetizando...Clarice Lispector

A Lucidez Perigosa

Clarice Lispector

Estou sentindo uma clareza tão grande 
que me anula como pessoa atual e comum:
 
é uma lucidez vazia, como explicar?
 
assim como um cálculo matemático perfeito
 
do qual, no entanto, não se precise.
 

Estou por assim dizer
 
vendo claramente o vazio.
 
E nem entendo aquilo que entendo:
 
pois estou infinitamente maior que eu mesma,
 
e não me alcanço.
 
Além do que:
 
que faço dessa lucidez?
 
Sei também que esta minha lucidez
 
pode-se tornar o inferno humano
- já me aconteceu antes.
 

Pois sei que
 
- em termos de nossa diária
 
e permanente acomodação
 
resignada à irrealidade
- essa clareza de realidade
 
é um risco.
 

Apagai, pois, minha flama, Deus,
 
porque ela não me serve
 
para viver os dias.
 
Ajudai-me a de novo consistir
 
dos modos possíveis.
 
Eu consisto,
 
eu consisto,
 
amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar... este blog é nosso. Participe!