Powered By Blogger

terça-feira, 25 de outubro de 2011

DEZ MAIORES DÚVIDAS DE PORTUGUÊS-2ª

A PRESIDENTE ou A PRESIDENTA?

Que têm em comum palavras como “pedinte”,agente”, “fluente”,gerente”, “caminhante”, “dirigente” etc.?
 Não é difícil, é?
Vejamos: O ponto em comum é a terminação “-nte”, de origem latina. Essa terminação ocorre no particípio presente de verbos portugueses, italianos, espanhóis…
Termos como “presidente”,dirigente”,gerente”, entre inúmeros outros, são iguaizinhos nas três línguas, que, é sempre bom lembrar, nasceram do mesmo ventre.
E que noção indica a terminação “-nte”? A de “agente”: gerente é quem gere, presidente é quem preside, dirigente é quem dirige e assim por diante.
ATENÇÃO! Normalmente essas palavras têm forma fixa, isto é, são iguais para o masculino e para o feminino; o que muda é o artigo (o/a gerente, o/a dirigente, o/a pagante, o/a pedinte). Em alguns (raros) casos, o uso fixa como alternativas as formas exclusivamente femininas, em que o “e” final dá lugar a um “a”. Um desses casos é o de “parenta”, forma exclusivamente feminina e não obrigatória (pode-se dizer “minha parente” ou “minha parenta”, por exemplo). Outro desses casos é justamente o de “presidenta”: pode-se dizer “a presidente” ou “a presidenta”.

2 comentários:

  1. A presidentA é uma governantA muito eficientA. E nós somos umas antAs por tentarmos e deixarmos mudar o português.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há há há... infelizmente não temos o poder para mudar certas coisas, não é!?
      Obrigada por comentar! Um abraço.

      Excluir

Obrigada por comentar... este blog é nosso. Participe!