Powered By Blogger

sábado, 29 de outubro de 2011

Dos DIÁRIOS aos BLOGS

 O ato de escrever regularmente sobre a experiência cotidiana ganha contornos e suportes diferentes com a internet, mas se mantém como meio de apropriação subjetiva durante o complexo período de descobertas e frustrações que é a adolescência.
           Por Maria Cristina Poli, psicanalista


ACOLHIDA VIRTUAL
O registro das experiências cumpre o papel do amigo imaginário da infância, que acolhe e organiza os fragmentos cotidianos.
De forma diversa, os blogs e fotoblogs também são recursos para a redefinição da identidade em tempo de ruptura e transição.

JANELA DO COTIDIANO
Os blogs, como os diários, são relatos pessoais que não têm caráter de ficção e são regulados pelo calendário. Entre os adolescentes, namoros, paqueras, festas e viagens estão entre os temas principais. Buscam ainda por meio desse suporte narrativo um contato com o mundo, revelado na reprodução de dizeres e frase sobre a vida e sobre os vínculos afetivos.

 
ESTILO PRÓPRIO
A caligrafia é tão íntima e própria a cada sujeito que é tida como traço de identidade. Diante do impacto das transformações pelas quais passam, os adolescentes buscam nas palavras um modo de consolidar uma assinatura capaz de ampará-los subjetivamente. O diário, o Orkut e os blogs são alguns dos recursos possíveis para isso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar... este blog é nosso. Participe!