Powered By Blogger

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Quando usar ESSE/ESTE?

Poucos sabem empregar corretamente os pronomes demonstrativos.

Em relação ao LUGAR

O lugar onde o falante está: este.
O lugar onde o ouvinte está: esse.
O lugar distante do falante e do ouvinte: aquele.

Exemplos:
-Esta sala está muito desarrumada.
-Essa poltrona onde você está sentado pertenceu ao meu avô.
-Traga-me esses livros que estão com você!
-Aquela casa antiga por onde passamos todos os dias será demolida amanhã.

Em relação ao TEMPO

Presente e futuro muito próximo: este.
Passado e futuro próximos: esse.
Passado distante: aquele.

Exemplos:

-Este ano (= 2011) eu vou tirar férias em dezembro.
-Esta noite ( = a de hoje) vou ao teatro.
-O ano de 2000 me trouxe muitas alegrias. Nesse ano eu tive o Guilherme, meu segundo filho.
-Em junho 1938, nascia uma grande mulher. Naquele ano, o mundo vivia fortes crises.

Em relação ao DISCURSO

O que vai ser mencionado: este/isto.
O que se mencionou antes: esse/isso.
Entre dois ou três fatos citados: o primeiro que foi citado = aquele; o do meio = esse; o último citado = este

Exemplos:
-É isto que eu digo sempre: cultura é fundamental.
-Meu irmão vive repetindo este provérbio: "Casa de ferreiro, espeto de pau".
-"Casa de ferreiro, espeto de pau." Meu irmão vive repetindo esse provérbio.
-O fumo é prejudicial à saúde, isso já foi comprovado cientificamente.
- Drummond de Andrade são dois dos maiores nomes da literatura brasileira. Este é conhecido por suas poesias, aquele, por seus brilhantes romances.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar... este blog é nosso. Participe!