Powered By Blogger

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Uso do PARTICÍPIO


A maioria dos gramáticos considera que existe apenas um particípio no português, o particípio passado. Em português, um particípio utiliza-se sempre em conjunto com um verbo auxiliar que pode ser o ser, estar, ter ou haver.
Exemplos de frases que utilizam verbos na forma de particípio:


O arroz está cozido.
A carta já foi enviada.
Ela tem estudado todos os dias.

O prédio foi vendido.
Ele foi amado por todos


A maioria dos verbos tem apenas uma forma de particípio. Há, no entanto, alguns verbos que apresentam duas formas para o particípio: o particípio curto e o particípio longo.
Exemplos de verbos nestas circunstâncias são:
  • entregar: entregue e entregado
  • salvar: salvo e salvado
  • pagar: pago e pagado
  • gastar: gasto e gastado
O particípio curto deve ser utilizado quando o verbo auxiliar é ser ou estar.
O particípio longo deve ser utilizado quando o verbo auxiliar é ter ou haver.
Exemplos:
Eu já tinha entregado o meu trabalho quando descobri o erro.
O meu trabalho foi entregue ontem.
Obrigado por ter aceitado o nosso convite.
O convite foi aceite com todo o prazer.

Eu já houvera pagado quando me exigiram novo pagamento.
O bilhete estava pago quando me exigiram novo pagamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar... este blog é nosso. Participe!