Powered By Blogger

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Colocação pronominal


É a posição que os pronomes pessoas oblíquos átonos ocupam na frase em relação ao verbo a que se referem.

São pronomes oblíquos átonos: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos.

OBS: Os pronomes pessoais oblíquos podem ser átonos ou tônicos: os primeiros não são precedidos de preposição, diferentemente dos segundos que são sempre precedidos de preposição.

·         Pronome oblíquo átono: Joana me perguntou o que eu estava fazendo.
·         Pronome oblíquo tônico: Joana perguntou para mim o que eu estava fazendo.

O pronome oblíquo átono pode assumir três posições na oração em relação ao verbo:

Próclise :  é aplicada antes do verbo quando temos as palavras atrativas:

Palavras com sentido negativo: (não, nada, nunca, jamais...)

Nada me faz querer sair dessa cama. 
Não se trata de nenhuma novidade.  

Advérbios: (ontem, aqui, depois, muito...)

Nesta casa se fala alemão.
Naquele dia me falaram que a professora não veio.


Pronomes relativos:

A aluna que me mostrou a tarefa não veio hoje.
Não vou deixar de estudar os conteúdos que me falaram.

Pronomes indefinidos: (todos, tudo, alguém...)

Quem me disse isso?
Todos se comoveram durante o discurso de despedida.

• Pronomes demonstrativos: (estes, destas, naquele...)

Isso me deixa muito feliz!
Aquilo me incentivou a mudar de atitude!

• Preposição seguida de gerúndio:

Em se tratando de qualidade, o Brasil Escola é o site mais indicado à pesquisa escolar.

• Conjunção subordinativa:

Vamos estabelecer critérios, conforme lhe avisaram.

Ênclise: A ênclise é empregada depois do verbo. A norma culta não aceita orações iniciadas com pronomes oblíquos átonos. A ênclise vai acontecer quando:

O verbo estiver no imperativo afirmativo:
Amem-se uns aos outros.
Sigam-me e não terão derrotas.

O verbo iniciar a oração:

Diga-lhe que está tudo bem.
Chamaram-me para ser sócio.

O verbo estiver no infinitivo impessoal regido da preposição "a":

Naquele instante os dois passaram a odiar-se.
Passaram a cumprimentar-se mutuamente.

• O verbo estiver no gerúndio:
Não quis saber o que aconteceu, fazendo-se de despreocupada.
Despediu-se, beijando-
me a face.

Houver vírgula ou pausa antes do verbo:

Se passar no vestibular em outra cidade, mudo-me no mesmo instante.
Se não tiver outro jeito, alisto
-me nas forças armadas.

Mesóclise: Acontece quando o verbo está flexionado no futuro do presente ou no futuro do pretérito.

A prova realizar-se-á neste domingo pela manhã.
Far-lhe-ei uma proposta irrecusável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar... este blog é nosso. Participe!