Powered By Blogger

quarta-feira, 13 de março de 2013

Uso adequado dos termos: ME e MIM




A confusão é evidente quanto o uso dos pronomes oblíquos ME e MIM não só pra estudantes, mas é perceptível a presença desses equívocos em várias esferas da sociedade, principalmente na internet. 

Esclarecendo...

A forma pronominal ME completa o sentido de um verbo sem o auxílio de uma preposição, seja ela qual for, ao passo que o pronome MIM vem sempre seguido de preposição (a, para, de, sem, por...). 

Dessa maneira, não se aceita construção como:

Guilherme MIM ofereceu uma bebida.

O correto é: Guilherme ME ofereceu uma bebida, assim como também seria correta a construção: Guilherme ofereceu uma bebida A MIM ou PARA MIM.

Note também que, no último exemplo, a forma pronominal é pronunciada mais forte (MIM) que a primeira (ME), o que justifica o fato de o primeiro pronome ser TÔNICO (pronúncia mais forte) e o segundo ser ÁTONO (pronúncia mais fraca).

Não se confunda mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar... este blog é nosso. Participe!