Powered By Blogger

domingo, 28 de julho de 2013

Soprar ou assoprar?


  
As duas palavras existem na língua portuguesa. São palavras sinônimas e ambas estão corretas. Podemos usar os verbos soprar ou assoprar sempre que quisermos referir o ato de dirigir sopro para alguma coisa ou alguém, bem como expelir ar do corpo com a respiração. Podem significar ainda o ato de: sussurrar, insinuar de forma maliciosa; agitar ou avivar através de sopro; favorecer, dar ajuda; sugerir, incitar e inspirar uma ação. As duas palavras são muito usadas, mas há uma maior preferência pela utilização do verbo soprar, que é considerado o mais correto e socialmente aceite pelos falantes.

A palavra soprar tem sua origem na palavra em latim sufflare. A palavra assoprar aparece nos dicionários como sendo o mesmo que soprar. É formanda através da junção do prefixo a- ao verbo soprar. O prefixo a-, neste caso, tem valor expletivo, ou seja, não traz nenhuma nova ideia ou sentido à palavra mãe.

Exemplos:
O aniversariante soprou as velas.
O aniversariante assoprou as velas.

Soprava lentamente a fumaça do cigarro pela boca.
Assoprava lentamente a fumaça do cigarro pela boca.

Pare de soprar baboseiras no meu ouvido, não me acredito em nada disso!
Pare de assoprar baboseiras no meu ouvido, não me acredito em nada disso!


Existem, na língua portuguesa, palavras que apresentam mais do que uma grafia correta. A estas palavras chamamos formas gráficas variantes. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar... este blog é nosso. Participe!