Powered By Blogger

quarta-feira, 31 de julho de 2013

gÊnErO TeXtUaL: cARtA aBeRTa


A carta aberta integra os gêneros em que prevalece o caráter argumentativo



• Diferente da carta pessoal, que costuma abordar um assunto de interesse individual e pessoal dos interlocutores, a carta aberta manifesta a opinião de um grupo de pessoas, entidades, sindicatos, etc. diante de uma questão de interesse coletivo.

• Ela pode servir apenas para alertar, mas geralmente visa à mobilização de forma que se encontre uma solução para o problema denunciado. Dessa maneira, tem caráter argumentativo; portanto, a persuasão é um elemento usado para elaborar a carta aberta.

O meio pelo qual a carta aberta é divulgada depende do destinatário. Por exemplo, se o remetente pretende alertar a população mundial para o buraco na camada de ozônio, pode recorrer à internet; se o objetivo é denunciar um problema na escola, é possível utilizar um mural. Como o próprio nome diz, é aberta, ou seja, pode ser lida por qualquer pessoa. Ela é publicada em jornais e revistas. O texto pode ainda ser lido e apresentado no rádio e na televisão.

O destinatário pode ser uma autoridade (por exemplo: “Ao Excelentíssimo Senhor Presidente da República”) ou um grupo qualquer (“À população de Aroeiras”, “Às crianças
do Brasil”). Quando se dirige a uma autoridade, a carta aberta pode reivindicar que essa autoridade tome as providências necessárias para solucionar o problema. Por exemplo: a associação de moradores de determinado bairro pode exigir, por meio de uma carta aberta, que a prefeitura melhore a infraestrutura do local, asfaltando as ruas, construindo escolas e hospitais, etc.
• Em geral, é empregada a norma culta da língua, pois o objetivo da produção da carta aberta é estabelecer a comunicação não apenas com a população, mas também com órgãos oficiais, situação essa que exige linguagem formal. Os verbos são empregados no presente do indicativo na 1ª ou 3ª pessoas.

• Em relação ao conteúdo, identificamos na carta aberta:
 . a exposição clara dos objetivos da publicação;
 . a denúncia de um problema;
 . a proposta ou a reivindicação de soluções;
 . a apresentação de argumentos;
 . o uso de linguagem persuasiva.


Em termos de estrutura, como se trata de um texto em que prevalece a argumentação, costuma obedecer aos seguintes requisitos:

# tulo – deve conter o destinatário, ou seja, o órgão, ou a pessoa para a qual a carta é endereçada, emitida;

# Introdução – esse elemento é revelado pela parte em que o problema a ser resolvido é apontado;

# Desenvolvimento – como o próprio nome já indica, tal parte diz respeito à análise do problema em questão, justificado, obviamente, com argumentos convincentes, os quais fundamentam o ponto de vista do (s) emissor (es);

# Conclusão - representa a parte em que é apontada uma solução para o problema discutido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar... este blog é nosso. Participe!