Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Língua Padrão, Linguagem Formal e Linguagem informal.




Língua Padrão: A gramática é um conjunto de regras que estabelecem um determinado uso da língua, denominado norma culta ou língua padrão. Acontece que as normas estabelecidas pela gramática normativa nem sempre são obedecidas pelo falante.
Os conceitos linguagem formal e linguagem informal estão, sobretudo associados ao contexto social em que a fala é produzida. 

Informal: Num contexto em que o falante está rodeado pela família ou pelos amigos, normalmente emprega uma linguagem informal, podendo usar expressões normalmente não usadas em discursos públicos (palavrões ou palavras com um sentido figurado que apenas os elementos do grupo conhecem). Um exemplo de uma palavra que tipicamente só é usada na linguagem informal, em português europeu, é o adjetivo “chato”.

Formal: A linguagem formal, pelo contrário, é aquela que os falantes usam quando não existe essa familiaridade, quando se dirigem aos superiores hierárquicos ou quando têm de falar para um público mais alargado ou desconhecido. É a linguagem que normalmente podemos observar nos discursos públicos, nas reuniões de trabalho, nas salas de aula, etc.

Portanto, podemos usar a língua padrão, ou seja, conversar, ou escrever de acordo com as regras gramaticais, mas o vocabulário (linguagem) que escolhemos pode ser mais formal ou mais informal de acordo com a nossa necessidade.

4 comentários:

  1. Sou aluna de Virginia Rocha da faculdade Fufs Feira de Santana.
    Declaro que aprendi muito com seus contéudos para minha evoluçao acadêmica.
    Aquele abraço!

    ResponderExcluir
  2. Valeu a pena o esforço de recomeçar!

    ResponderExcluir
  3. Sim, minha aluna! Um prazer enorme contar tua presença por aqui, também. Feliz por proporcionar momentos de interação e aprendizado.
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  4. Querida Eneida, vale muito a pena recomeçar... todo o começo é duro , mas o recomeço é árduo, por essa razão é tão gratificante experimentá-lo, crescimento e amadurecimento o acompanham.
    Cheiro.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar... este blog é nosso. Participe!