Powered By Blogger

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Dia Internacional da Língua Materna



 
Dia Internacional da Língua Materna

Assinala-se esta quinta-feira o Dia Internacional da Língua Materna. Foi proclamado pela Conferência Geral da UNESCO em novembro de 1999. Estima-se que das seis mil línguas faladas no mundo metade esteja à beira da extinção.

A diretora geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Irina Bokova, exortou esta quinta-feira para o ensino em língua materna para ajudar na luta contra o analfabetismo e contribuir para a qualidade da educação.

Irina Bokova fez este apelo na sua mensagem por ocasião do Dia Internacional da Língua Materna que se assinala hoje, 21 de Fevereiro, depois de, em 1999, a UNESCO proclamar a data com o objetivo de promover a diversidade linguística e cultural e o plurilinguismo.

“Encorajamos o ensino na língua materna, o que facilita a luta contra o analfabetismo e contribui com a qualidade da educação, porque a proteção das línguas também garante a salvaguarda e a transmissão de conhecimento indígena e raro, sendo que, ao fornecer a cada um de nós um meio para que sejamos ouvidos e respeitados, essa também é uma força de inclusão social”, disse.

Fonte: Inforpress/ExpressodasIlhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar... este blog é nosso. Participe!