Powered By Blogger

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Tivesse ou estivesse?


As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Ambas são formas verbais conjugadas na 1ª ou na 3ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo. São, contudo, verbos diferentes. Tivesse é do verbo ter e estivesse é do verbo estar.

Pretérito imperfeito do subjuntivo:
Verbo ter:
(Se eu) tivesse
(Se tu) tivesses
(Se ele) tivesse
(Se nós) tivéssemos
(Se vós) tivésseis
(Se eles) tivessem

Pretérito imperfeito do subjuntivo:
Verbo estar:
(Se eu) estivesse
(Se tu) estivesses
(Se ele) estivesse
(Se nós) estivéssemos
(Se vós) estivésseis
(Se eles) estivessem

Exemplos:
Ter:
Se eu tivesse um vestido novo, iria com ele ao churrasco.
Se o aluno tivesse mais atenção nas aulas, não estaria em recuperação.


Estar:
Se eu estivesse com você, ele não teria dito nada sobre esse assunto.
Se você estivesse em sua casa, eu te faria uma visita.


A confusão entre estes dois verbos acontece porque em linguagem informal é comum haver a supressão da sílaba inicial es da forma verbal estivesse. É normal ouvirmos “se eu tivesse contigo”. Esta frase está errada. O correto é “se eu estivesse contigo”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar... este blog é nosso. Participe!