Powered By Blogger

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Dicas de redação: Como escrever o parágrafo introdutório

 
O primeiro parágrafo de um bom texto deve chamar a atenção e instigar a curiosidade de seus leitores.  
Confira algumas dicas para escrever uma boa introdução!

A primeira impressão é muito importante para seu texto. Seja ele uma simples redação ou uma monografia extensa, a introdução desse trabalho tem o poder de afastar ou aproximar o leitor de seus objetivos. No parágrafo introdutório, a primeira sentença é muito importante. Ela é responsável por interligar e apresentar os argumentos que você utilizará para basear suas ideias.
   
Outra dica muito boa é usar citações de personalidades respeitadas como frase introdutória.

Para escrever um bom texto, confira algumas dicas de como escrever o parágrafo de introdução:
 
1) A primeira frase
Para começar bem seu trabalho, esse parágrafo deve conter uma frase inicial que envolva o leitor no texto. Ela deve despertar a curiosidade dos outros de forma criativa e diferenciada. Pense nessa frase como um gancho, que irá “fisgar” seus leitores e avaliadores.

2) Fatos surpreendentes
Enquanto você fazia a pesquisa de seu trabalho, deve ter encontrado diversas curiosidades, citações e fatos triviais que podem ser usados como gancho para sua introdução. Um ótimo exemplo do que usar para fisgar seus leitores é o uso de fatos surpreendentes e até mesmo chocantes. As pessoas não irão resistir à curiosidade de saber mais sobre essa polêmica.

 3) Humor
Além da polêmica, você também pode empregar o bom humor na introdução de seu texto. Muito cuidado, essa ferramenta é específica para alguns tipos de redação. Evite usá-la em monografias e trabalhos acadêmicos. Ela é uma ótima opção para redações e crônicas.

4) Citações
Outra dica muito boa é usar citações de personalidades respeitadas como frase introdutória. Ela traz legitimidade para suas próximas declarações e pode ser uma maneira simples de demonstrar seu conhecimento e pesquisa no assunto. Faça referências curtas de no máximo três linhas, para que esse trecho não tome conta de todo seu parágrafo.

5) Cuidados
Quando for escrever sua introdução, fique atento para ser objetivo e claro em suas frases. Por mais interessante que esse parágrafo possa ser, ele não deve fugir de seu objetivo principal: introduzir sua tese ao leitor de forma profissional e coerente.


Mãos à obra!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar... este blog é nosso. Participe!