Powered By Blogger

domingo, 23 de junho de 2013

Dicas: Como montar um texto dissertativo

 Como montar um texto dissertativo


A montagem do texto é um dos momentos mais importantes, pois não basta ter o que dizer, mas também como se vai dizer. Neste momento de montagem do texto ocorre a escolha do que deve ficar e do que deve sair. Se necessário, acrescente algumas coisas e retire outras, "enxugando" e "refinando" o que escreveu.

Este é também, o momento de consultar a gramática e um bom dicionário. Após isso, ordenar as frases, fundamentalmente a partir de dois critérios:

•  Perceber a diferença entre o principal e o secundário, hierarquizando a seqüência de parágrafos de modo a tornar claro, legível e interessante o seu texto ao leitor.

• Saber conciliar ponto de vista, opinião, tomada de posição com argumento, fundamentação, subsídio para que aquilo que você viu, relatou ou questiono.

Dê consistência ao seu texto. Ele precisa ter vínculo lógico com o real e ao mesmo tempo deve despertar prazer em quem lê.


Seja qual for o tipo, a base do bom texto está no equilíbrio entre afirmar (ou sugerir) e subsidiar com elementos pertinentes a afirmação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar... este blog é nosso. Participe!