Powered By Blogger

domingo, 24 de junho de 2012

Origem do BEIJU


Beiju é um tipo de bolo feito com a goma da tapioca ou da massa de mandioca assada.

Muito conhecido no Norte/Nordeste do Brasil. No Norte de Minas esta guloseima é um dos tipos de bolos mais presentes no café da manhã. O seu sabor pode ser adequado ao gosto de cada um, com sal, açucarado, com coco ralado, queijo, manteiga etc. É comum também encontrar as variedades conhecidas como Beiju de Lenço, Beiju de Massa e outras, feitas em fornos das casas de farinha das comunidades rurais em determinadas épocas do ano. Em outras regiões do Brasil, como São Paulo, o beiju é conhecido como "tapioca".

Os indígenas brasileiros faziam vários tipos de beiju: o beiju simples é um bolo de massa fresca, úmida, passado pela urupema (peneira de fibras vegetais) para formar grumos, que devido ao calor ficam ligados; o beiju-ticanga, feito de massa de mandioca mole e seca ao sol; o beijuaço, redondo, feito como o beiju-ticanga, mas seco no forno; o beijucica feito de massa de macaxeira, em grumos bem finos; o beiju de tapioca, de tapioca umidecida, saindo da urupema em pequeninos grumos e quando pronto é enrolado; o caribé, que é o beijuaço posto de molho e reduzido a massa que, quando água é acrescentada, forma um tipo de mingau; o curadá, um beiju grande, feito de tapioca umidecida, em grumos maiores, levando castanha crua, depois sendo enrolado.

A partir do beiju eram feitas algumas bebidas alcoólicas como o pajuaru, o tarubá, o tepiocuy e a tikira. Na fabricação do tarubá os beijus umidecidos são colocados sobre folhas de curumi, estas sobre uma camada de folhas de bananeira estendida sobre um jirau. Após serem polvilhados com puçanga, os beijus são recobertos com folhas de curumi e deixados por três dias, quando começa a escorrer um líquido viscoso, semelhante ao melaço. A massa é dissolvida em água, passada pela peneira e o líquido é deixado repousando. Após o descanso a bebida fica pronta.

4 comentários:

  1. o nome de beju esta errada

    ResponderExcluir
  2. Você se refere à grafia? Qual seria a grafia, a seu ver, correta? Por favor, contribua. BEJU sem "I"!?

    ResponderExcluir
  3. gente perai :v n seria beju? sem o i? ;u; mas, qual seria a origem dele? como ele surgiu? é pq tenho um trabalho p falar sobre a origem do Beju :v

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite.
      bem, vamos lá.As grafias oriundas do tupi são "beiju" e "biju". Não conheço outra grafia. A forma como você grafou "beju" é desconhecia, isso pode se dever ao fato de variações próprias da nossa língua, mas não tenho nenhuma informação a respeito desse termo utilizado por você.
      A origem é tupi mesmo. Herdamos dos nossos primeiros moradores.

      Grata pela participação.

      Excluir

Obrigada por comentar... este blog é nosso. Participe!