Powered By Blogger

terça-feira, 7 de junho de 2016

CrAsE... NeM a pAu!


"A"que antecede plural não é craseado

Por Thaís Nicoleti

Mais uma vez a crase. Vale lembrar que a crase é a fusão da preposição “a” com o artigo feminino “a” – pelo menos, na maior parte das vezes. Por esse motivo, é preciso conhecer o emprego tanto da preposição quanto do referido artigo.

A preposição “a” carrega diversos significados, entre os quais o de movimento (daí introduzir as expressões de lugar que se seguem a verbos de movimento) e o de destinatário de ação (é, por excelência, a preposição do objeto indireto).

Assim, encontraremos construções como “ir ao cinema”, “chegar ao trabalho”, “entregar o documento a alguém”, “dizer algo a alguém” etc. Se o termo que se segue a essa preposição for masculino, ocorrerá a combinação “ao”; se for feminino, ocorrerá a crase (“à”), que equivale à hipotética combinação “aa”. Daí construções como “ir à igreja”, “chegar à festa”, “entregar o documento à diretora”, “dizer algo à mãe” etc.

Pode ocorrer, entretanto, que o substantivo que se segue à preposição “a” não seja antecedido de artigo. Isso normalmente ocorre quando esse substantivo é posto no plural com a intenção de acentuar seu sentido geral. Assim: “Referia-se a homens e a mulheres de bom caráter”.   
[...]

Material completo disponível em:
http://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/a-que-antecede-plural-nao-e-craseado.jhtm



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar... este blog é nosso. Participe!