Powered By Blogger

terça-feira, 29 de maio de 2012

POESIA CONCRETA

(Gilberto Mansur)


A POESIA CONCRETA

Em 1956, a Exposição Nacional de Arte Concreta, realizada na cidade de São Paulo, lançou oficialmente o mais controverso movimento de poesia vanguardista brasileira: o concretismo.

Criada por Décio Pignatari (1927), Haroldo de Campos (1929) e Augusto de Campos (1931), a poesia concreta era um ataque à produção poética da época, dominada pela geração de 1945, a quem os jovens paulistas acusavam de verbalismo, subjetivismo, falta de apuro e incapacidade de expressar a nova realidade gerada pela revolução industrial.

São Paulo vivia então o apogeu do desenvolvimentismo da Era J.K. e seus intelectuais buscavam uma poética ideológica/artística cosmopolita, como tinham feito os modernistas de 1922. Por isso, um dos modelos adotados pelos concretos foi Oswald de Andrade cuja lírica sintética (“poemas-pílula”) representava para eles o vanguardismo mais radical.

* Desde 1952, os jovens intelectuais paulistas vinham procurando um novo caminho através de uma revista chamada Noigandres, palavra tirada de um poema de Erza Pound e que não significa nada.

"Todo o poema é uma aventura planificada"

2 comentários:

  1. O autor do primeiro poema não é Gilberto e sim GUILHERME Mansur.
    Ele vive na cidade de Ouro Preto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.
      Obrigada por acompanhar nossas postagens.

      Quanto a essa informação trazida por você, vou averiguar; e desde já agradeço pela observação.

      Um abraço, Virgínia

      Excluir

Obrigada por comentar... este blog é nosso. Participe!