Uso do ME e MIM
Em diversos testes, exercícios, trabalhos escolares e conversas nos bate-papos da internet tem havido muita confusão com o uso dos pronomes oblíquos ME e MIM. É de fundamental importância esclarecer que a forma pronominal ME completa o sentido de um verbo sem o auxílio de uma preposição, seja ela qual for; ao passo que o pronome MIM vem sempre seguido de preposição (a, para, de, sem, por, entre...). Dessa maneira, não se aceita construção como:
Guilherme MIM ofereceu um chocolate.
O correto seria: Guilherme ME ofereceu um chocolate, assim como também seria correta a construção: Guilherme ofereceu um chocolate A MIM.
Note que, no último exemplo, a forma pronominal é pronunciada mais forte (MIM) que a primeira (ME), o que justifica o fato de o primeiro pronome ser TÔNICO (pronúncia mais forte) e o segundo ser ÁTONO (pronúncia mais fraca).
Recordando os pronomes do caso oblíquo : átonos e tônicos
Átonos (usa-se sem preposição): me, te, lhe, o, a, se, nos, vos, lhes, os, as, se.
Tônicos (usa-se com preposição): mim, ti, ele, ela, si, nós, vós, eles, elas, si.
Muito boa a explicação!Valeuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirQue bom, Ana... fico feliz! Um abraço.
ExcluirQuando buscava no Google tirar dúvidas sobre colocação pronominal, seu blog chamou minha atenção. Fiquei muito feliz de encontrar aqui, muito do que eu já havia esquecido, por ter me deixado influenciar pela língua coloquial cotidiana.
ResponderExcluirParabéns pelo seu belo trabalho. Seu blog já está no ''meus favoritos''.
Sucesso e abraço de quem já tornou-se fã.
Gel de Oliveira
Boa tarde, Gel... Obrigada pelos elogios, fico bastante feliz em contribuir positivamente. Nosso blog, busca instigar os leitores à curiosidade, a tirar dúvidas e se deliciar com a nossa bela língua portuguesa.
ExcluirQuando desejar algum assunto que ainda não abordamos, sugira... terei o maior prazer em separar material e postar .
Um forte abraço.
Muito legal estar em seus favoritos... grata pelo apoio.
Virgínia Rocha
Idealizadora do blog PORTUGUÊS NA TELA
<3
NAO CONSIGO APRENDE
ResponderExcluirOlá, Bruna. Boa tarde... Poxa, que pena! As explicações não ficaram claras? Tente me colocar mais especificamente onde está sua dúvida!
ResponderExcluir