terça-feira, 30 de outubro de 2012

Halloween - "trick or treat!"

Halloween - "trick or treat!"
 
  • A tradição de dar doces, guloseimas e frutas veio dos duendes (e da Irlanda), que eram considerados maus (!) pelos antigos celtas.
    Nessa noite eles gostavam de pregar partidas ("tricks") aos humanos.

  • Para lhes agradar e evitar as suas maldades, as pessoas deixavam doces e frutas ("treats") à porta das suas casas.

  • Daí surgiu a famosa frase "trick ou treat" que dizem as crianças norte-americanas (e canadianas) quando celebram o Halloween, o Dia das Bruxas, e pode ser traduzida como "presentes ou partidas"

  • Fonte:
  • http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Sabias&ID=319

pensamento do dia!



Tudo na vida tem um preço...
Mas um novo amanhecer sempre trás um recomeço. E todo recomeço sempre trás novas energias.
(Daniel. Consciência)

BOM DIA!

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Dia do Livro


Você sabe por que comemoramos o dia Nacional do Livro no dia 29 de outubro? Por que foi nesse dia, em 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional e esta data escolhida para o DIA NACIONAL DO LIVRO.

O Brasil passou a editar livros a partir de 1808 quando D.João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi "MARÍLIA DE DIRCEU", de Tomás Antônio Gonzaga.

Comemore também! 

pensamento do dia

"Um país se faz com homens e livros."
 (Monteiro Lobato)

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

ALUNO - "Sem luz": Mito ou realidade?


O Significado da Palavra Aluno
O vocábulo Aluno provém do latim alumnus, e etimologicamente significa (literalmente) “criança de peito”, “que se alimenta de leite”, “lactante” ou ainda “filho adotivo”. Ressalte-se que alumnus, alumni, é proveniente de alere, que significa “alimentar, sustentar, nutrir, fazer crescer”.

Indo mais a fundo, diremos que o alumnus é uma espécie de lactante intelectual. Como os pequenos frequentavam e aprendiam na escola do lar, semanticamente aluno passou a equivaler a ‘pupilo’ ou ‘discípulo’, sendo assim, alguém que aprende de forma coletiva em instituições de ensino, ou pelo trabalho de um ou mais professores.

No caso de alere, palavra da qual deriva alumnus, o significado primário era ‘alimentar com leite’ e já no latim evoluiu para 'nutrir'.

Grande parte das palavras na língua latina foram formadas por aglutinação de prefixos e sufixos (afixos) a um radical (raiz). Em latim, o prefixo “a” indica ‘movimento para’, ‘aproximação’, ‘na direção de’ (abordar, apurar, arribar, arraigar, associar, assimilar).


Veja abaixo o que o Houaiss nos diz sobre a significação da palavra ALUNO:

Dicionário Houaiss - etimologia da palavra "aluno"
lat. Alumnus, i "criança de peito, lactente, menino, aluno, discípulo", der. do verbo alére "fazer aumentar, crescer, desenvolver, nutrir, alimentar, criar, sustentar, produzir, fortalecer etc."; ver alt-; f.hist. 1572 aluno, 1572 alumno
 

domingo, 21 de outubro de 2012

Evite sete erros capitais no Enem



 
Evite sete erros capitais no Enem
A professora Claudio Paris apresenta os sete erros capitais que devem ser evitados na prova do Enem 2012.

Valem como um recurso para subsidiar alunos que se concentram no desenvolvimento de competências e, mais que isso, na aprendizagem livre de decorebas. Conectados com a realidade, esses alunos são capazes de criar soluções para as chamadas “situação-problema”.

Além disso, alunos do Enem devem perseguir nas respostas das questões e na redação a inserção solidária na realidade, sem intolerância ou afirmações preconceituosas. Dessa forma, não fique preso a essas dicas, estude muito e peça auxílio ao seu professor!

1. Chegar atrasado – o horário da prova é 13h (horário de Brasília). Os portões fecham nesse horário, mas você deve estar no local no mínimo 1h antes.

2. Ficar preso no trânsito – Os locais de prova do Enem concentram grande número de estudantes. A chance de você ficar preso em um congestionamento é muito grande. Procure visitar o local no dia anterior, consulte um mapa e busque rotas alternativas. Tenha também cuidado ao desembarcar, obedeça à sinalização e use sempre a faixa de pedestres.

3. Esquecer os documentos – Leve sua ficha de inscrição um documento de identidade com foto e guarde-os bem, de preferência em um estojo ou bolsa. Não utilize lápis, só é permitido o uso de caneta esferográfica preta de material transparente.

4. Ter pressa em ler os enunciados – Não dê ouvidos a quem te pede para “pular” o enunciado da questão e ir direto à pergunta. O Enem é uma prova para leitores competentes.

5. Não fazer a prova de redação – Muitos alegam cansaço para não realizá-la ou fazê-la de “qualquer jeito”. Essa prova exigirá a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, normalmente com temática social, defendendo uma tese, uma opinião a respeito do tema proposto, fundada em argumentos consistentes e apresentados estruturados de forma coerente e coesa, obedecendo à norma padrão da Língua Portuguesa.

6. Preencher a folha de respostas errado – Você deve entregar a folha de respostas preenchida antes do término da prova. Deixando essa tarefa por último, as chances de erro ou nervosismo são reais.

7. Não fazer a prova toda por má gestão do tempo – A gestão do tempo no Enem é crucial. Se você for disciplinado, já tem um grande diferencial a seu favor. Se demorar muito em algumas questões, você pode usar a tática do “pega-varetas”, ou seja, comece com as mais fáceis e depois vá para as difíceis. O importante é fazer a prova toda.